Blog

Exame de ultrassom no auxílio do diagnóstico do câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, conforme a idade avança, maiores são as chances de ele aparecer. É por isso que homens com mais de 50 anos de idade devem fazer os exames preventivos pelo menos uma vez por ano. As causas ainda são desconhecidas, mas o câncer de próstata apresenta altos índices de cura, especialmente se detectado no início. Portanto, a informação ainda é o melhor caminho para o controle da doença.

A princípio, é importante explicar que a próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada próximo à bexiga, que envolve a parte superior da uretra. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula começam a se dividir e a se multiplicar, levando à formação de um tumor.

Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata os métodos mais conhecidos são: a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), por meio de um exame de sangue, e o toque retal, um procedimento indolor e rápido, por meio do qual se verifica a presença de anormalidades na próstata, como nódulos ou áreas endurecidas. Além disso, para uma avaliação mais precisa, também há a ultrassonografia da próstata, que pode ser feita de duas maneiras: por via abdominal e por via transretal. Por via abdominal, o paciente mantém a bexiga cheia para que seja possível observar alterações na próstata, bexiga e vesículas seminais. Este é um exame simples e não invasivo, que demonstra de forma adequada o volume da próstata. Também permite a avaliação da capacidade do indivíduo de esvaziar a bexiga e o volume de resíduo pós-miccional.

Qualquer pessoa do sexo masculino pode desenvolver o câncer de próstata em algum estágio da vida. No entanto, acredita-se que alguns fatores podem influenciar o aparecimento da doença, como: o fator genético, indivíduos que possuem familiares com histórico de câncer de próstata, especialmente parentes de primeiro grau, têm maiores chances de apresentar o problema; homens de pele negra também tendem a desenvolver mais a doença do que os indivíduos de pele branca.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata tem uma evolução assintomática na fase inicial. Por isso é tão importante a realização de exames periódicos em homens acima dos 50 anos. Previna-se.

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Quer agendar seu exame? Clique aqui!
Powered by
Optimized with PageSpeed Ninja