Blog

A importância do ultrassom gestacional

O ultrassom gestacional (também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do bebê. Através dele, o médico tem acesso a informações importantes sobre a gravidez e sobre o desenvolvimento do feto. O formato, a posição, os movimentos, o sexo e o acompanhamento dos batimentos cardíacos do bebê também são possíveis através do exame.

O número de ultrassonografias feitas durante a gravidez varia de acordo com a opinião médica. É usual a indicação de quatro exames:

• Entre a 7ª e a 8ª semanas: para determinar a data inicial da gestação e verificar se a gravidez é tópica ou ectópica (quando o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero, mais tipicamente em uma das trompas de falópio);

• Entre a 11ª e a 14ª semanas: Exame de Translucência Nucal, para possível diagnóstico de Síndrome de Down;

• Entre a 18ª e a 24ª semanas: Exame Morfológico de Segundo Trimestre, que examina todas as estruturas internas e externas do bebê;

• Após a 34ª semana: para verificar se o bebê está crescendo adequadamente.

A ultrassonografia gestacional é importante para acompanhar a gravidez e o desenvolvimento do feto e, caso algum problema seja detectado, é possível direcionar a mãe para acompanhamentos específicos e preparar a equipe pediátrica para melhor receber o bebê.

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Quer agendar seu exame? Clique aqui!
Powered by
Optimized with PageSpeed Ninja