Blog

Tomografia – Entenda como funciona o exame

A tomografia é um exame de imagens realizado por meio de raios-X. Esses raios fazem a captação de imagens, em alta definição de estruturas do corpo, como os órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo do paciente.

Como o aparelho funciona?

Para realizar o exame, a pessoa deita em uma maca especial, que se desloca pela abertura de um aparelho circular de raios-X. O aparelho gira em volta da pessoa enquanto registra, em ângulos e posições diferentes, imagens semelhantes às radiografias, porém, bem mais detalhadas. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar um grupo de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca analisar no corpo do paciente.

Para que serve o exame?

Este exame permite que o médico entenda melhor a extensão e a localização de algumas doenças, assim como ajuda a detectar precocemente a presença de estruturas muito pequenas que, muitas vezes, não são vistas em um exame comum.

Como é o procedimento?

O exame é completamente indolor e o paciente é instruído a ficar imóvel, para que as imagens sejam as melhores possíveis. A duração da tomografia é variável, mas, geralmente, o processo, como um todo, tende a levar cerca de 15 a 30 minutos. Após a realização do exame, o paciente pode reassumir suas atividades normais.

Existem contraindicações?

Todos podem realizar o exame, com exceção de pacientes grávidas, devido à exposição à radiação. Existem casos que dependem de avaliação médica para o uso do contraste, que é uma substância injetada na veia para realçar a parte interna dos vasos, ou administrado pela boca, a fim de contrastar o aparelho digestivo.

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Quer agendar seu exame? Clique aqui!
Powered by
Optimized with PageSpeed Ninja