Blog

Ressonância Magnética – Tatuagem e piercing exigem cuidados na hora do exame

Existem alguns cuidados básicos a serem tomados ao fazer um exame de Ressonância Magnética. Isso porque, apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado.

A atração entre o ímã da RM e o metal pode causar incômodo ou até mesmo lesão, se o metal estiver na região a ser examinada. No caso da tatuagem, por exemplo, como a tinta de algumas delas contém metais, é preciso usar uma toalha úmida sobre o desenho durante o exame para que não haja risco de queimaduras.

Já aqueles que possuem implante eletrônico, o maior risco é a sua desprogramação, causada também pelo campo magnético. O marca passo, por exemplo, pode ser reprogramado com os parâmetros iniciais, perdendo as configurações (como sensibilidade e frequência cardíaca mínima e máxima) ideais para o paciente. Nesse caso, o exame é contraindicado; quem tem marca-passo, neuro-estimulador ou implante ocular não pode fazer ressonância magnética, a não ser em raras exceções, dependendo da área a ser examinada, e também conforme decisão do médico.

Veja alguns exemplos do que exige cuidado ao fazer o exame:

– Aparelho nos dentes
– Piercing
– Maquiagem definitiva
– Maquiagem que contém metais
– Pino na perna
– Tatuagem

Algumas outras condições são contra indicadas:

– Marcapasso cardíaco
– Clipes metálicos de aneurisma cerebral
– Implantes eletrônicos e auditivos
– Neuro-estimuladores
– Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
– Algumas próteses metálicas

Somente o médico poderá avaliar se sua situação o impede ou não de passar pelo exame. Portanto, caso lhe seja solicitado um exame de ressonância, é importante informar ao médico sobre qualquer uma dessas condições para que ele possa tomar as devidas providências ou contraindicar o exame dependendo do caso.

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Quer agendar seu exame? Clique aqui!
Powered by
Optimized with PageSpeed Ninja