Blog

As diferenças entre Ressonância Magnética e Tomografia

Você sabe qual é a diferença entre uma Tomografia Computadorizada (TC) e uma Ressonância Magnética (RM)? Alguns afirmam que a tomografia computadorizada é como um raio-X mais sofisticado, em 3D, só que com uma dose maior de radiação; outros acreditam que a ressonância magnética não expõe o paciente ao mesmo risco, mas exige imobilidade por longos períodos. No entanto, a diferença entre os dois exames é mais abrangente do que isso, elas têm mecanismos muito diferentes, assim como suas aplicações.

A tomografia consiste, basicamente, em um raio-X ultrassensível de uma determinada parte do corpo. Assim que os feixes atravessam o órgão, formam uma imagem, que é recebida e reconstituída no computador. Quanto maior o número de lâminas, melhor a resolução da imagem. Sendo assim, a TC é ótima para detectar tumores, fraturas, hemorragias, avaliar o sistema nervoso central, alterações nos ossos ou pulmões, etc.

Já a RM utiliza um equipamento – um tubo comprido e largo, aberto nos dois extremos – que fornece imagens em três planos, criando um campo magnético que envia ondas de rádio ao corpo e mede a liberação de energia das células. É como uma fotografia tridimensional do corpo visto por dentro. Por isso, a ressonância é ideal para investigar algumas lesões. Iniciado o exame, o paciente deve se deitar e ficar imóvel.

Em ambos os exames, é necessário que o paciente tire qualquer objeto metálico, inclusive próteses, ambos também dispensam preparação prévia ou dieta alimentar especial ou internação e duram de 20 a 40 minutos. As mulheres devem informar o seu médico sobre uma possível gravidez e tanto homens quanto mulheres precisam relatar todos os medicamentos dos quais fazem uso.

É importante lembrar, no entanto, que a interação entre médicos clínicos e radiologistas é fundamental para definir o método diagnóstico mais acertado, sendo que, em alguns casos, um exame é complementar ao outro.

Compartilhar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Quer agendar seu exame? Clique aqui!
Powered by
Optimized with PageSpeed Ninja