A tomografia é um exame de imagens realizado por meio de raios-X. Esses raios fazem a captação de imagens, em alta definição de estruturas do corpo, como os órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo do paciente.

Como o aparelho funciona?

Para realizar o exame, a pessoa deita em uma maca especial, que se desloca pela abertura de um aparelho circular de raios-X. O aparelho gira em volta da pessoa enquanto registra, em ângulos e posições diferentes, imagens semelhantes às radiografias, porém, bem mais detalhadas. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar um grupo de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca analisar no corpo do paciente.

Para que serve o exame?

Este exame permite que o médico entenda melhor a extensão e a localização de algumas doenças, assim como ajuda a detectar precocemente a presença de estruturas muito pequenas que, muitas vezes, não são vistas em um exame comum.

Como é o procedimento?

O exame é completamente indolor e o paciente é instruído a ficar imóvel, para que as imagens sejam as melhores possíveis. A duração da tomografia é variável, mas, geralmente, o processo, como um todo, tende a levar cerca de 15 a 30 minutos. Após a realização do exame, o paciente pode reassumir suas atividades normais.

Existem contraindicações?

Todos podem realizar o exame, com exceção de pacientes grávidas, devido à exposição à radiação. Existem casos que dependem de avaliação médica para o uso do contraste, que é uma substância injetada na veia para realçar a parte interna dos vasos, ou administrado pela boca, a fim de contrastar o aparelho digestivo.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!